sábado, 8 de novembro de 2008

FIBDA 2008- o rescaldo.

Escrevo estas palavras pouco depois de ter chegado do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA).
Devo dizer que foi a minha primeira vez e estou muito impressionado.
Apesar de ter ido fazer reconhecimento ontem, hoje entrei no espírito a fundo e até fiz cosplay, uma experiência que ainda não tinha tido (pelo menos em frente a tanta gente).
A temática este ano foi a ficção científica. De todos os trabalhos expostos, chamou-me principalmente a atenção a exposição de novos valores da arte chinesa, visto que aquele tipo de ilustração é exactamente aquilo que tenho em mente. No entanto, devo dar os parabéns a uma exposição muito bem montada, com grande variedade de artistas e estilo, pena que não se tivesse dado um pouco mais de importância a manga e afins.
Na parte do cosplay, embora o espaço fosse incrivelmente pequeno para tanta gente e as constantes falhas de microfone, foi um momento muito bem passado. Como primeiro cosplay fui de Albert Wesker, da serie Resident Evil e acho que fiz um bom trabalho. Tanto que muitas pessoas pensavam que era parte do staff de segurança. Menção muito especial a organização que me "forçou" a exibir-me no palco e a ter 5 segundos de fama e gargalhada. A ver se algo surge no youtube e se consigo apanhar algumas fotos minhas que possam andar a circular pela net.
Outra parte de especial relevância foi a zona de desenho (e eis que aí vêem os rabiscos do dia!). Originalmente montada para quem quisesse desenhar algo e expor, acabou por ser domínio quase exclusivo das varias escolas que por lá passaram. Mas obviamente, este vosso servo não podia deixar passar uma oportunidade de mostrar o seu valor no que toca ao lápis e ao papel.

Eis uma pequena mostra do estado da sala no final do dia de sábado:






Como podem ver, paredes cheias.

A minha intenção inicial era apenas a de deixar uma marca minha no local e exibir um pouco da habilidade deste vosso servo. Fiz um esboço colorido muito rápido de uma personagem com uma dragão de fundo, que até nem ficou muito má. Juro que só estava la mesmo para fazer esse desenho. Até que ela apareceu...

Bom, resumindo um pouco as coisas, tudo o que vão ver de seguida deve-se a uma certa e determinada pessoa (que provavelmente irá ler este post um destes dias- Olá Maria!) que assim que me viu a desenhar começou a pedir mas rabiscos, desde Sailormoon até princesas Disney. Aquilo que tinha começado com um desenho acabou por se transformar em cerca de sete rabiscos para essa senhora. Geralmente eu não gosto quando as pessoas me pedem para "desenhar isto" ou "faz aquilo", mas ela era tão querida e doce (e muito mais adjectivos agradavéis) que não consegui dizer que não. Sou mesmo um coração mole com as mulheres.

Enfim, a conversa já vai longa, e sem mais demora, eis os resultados destes dois dias de loucura. Apesar de os desenhos já não estarem comigo (Menina Maria, nada de vender os meus rabiscos, são para pendurar no quarto!), ainda tive o cuidado de tirar foto de todos eles.

Aqui estão para vosso deleite:









Sem comentários: